sábado, 19 de setembro de 2009

O quem vem por aí...

Este é um post relativamente rápido, muita prova essa semana na faculdade, sei que estamos devendo mais explicações sobre as demais categorias, mas isso será sanado logo, "assim eu espero", então lá vai...

- E tudo vai mudar de novo na Fórmula 1... Tudo por uma questão que nós já tínhamos levantado no post anterior, a mudança do centro de gravidade do carro e os efeitos desta na aerodinâmica desses monospostos.
Pois bem, ano que vem o regulamento volta a sofrer alterações, sendo terminantemente proibidas as paradas para reabastecimento (ufa!! pensei que nunca fossem acabar com isso), no fundo o principal causador das corridas carrosséis ou procissões, como queiram denominar os GPs de Barcelona, Valência, Hungria e etc., já que só aquelas mudanças que nós já tínhamos comentado aqui não foram capazes de acabar com a monotonia de algumas corridas, sendo assim os carros terão que passar por toda uma reconfiguração aerodinâmica novamente, desta vez não tão drástica, já que os tanques de combustível vão ter que aumentar, o CG vai mudar e consequentemente a distribuição do peso vai ser toda diferente.
Aguardem, pois o GRID pode ser invertido novamente, já que isso vai depender muito de quem vai encontrar a melhor solução aerodinâmica para o carro mais cedo, como aconteceu com a Brawn esse ano.
Ficamos aí com depoimentos de quem entende do negócio, como é o caso do brasileiro Robert Sattler, engenheiro de performance da Force Índia que considera que as mudanças para o ano que vem deve facilitar o trabalho dos engenheiros.
"A aerodinâmica vai mudar muito já que os carros vão carregar o dobro do volume de combustível do que carregam agora. Isto vai gerar a necessidade de aumentar a distância entre os eixos do carro, o que deve facilitar o trabalho do pessoal da aerodinâmica, incluindo aí uma melhoria na eficiência do difusor. Por outro lado, é preciso pensar também na parte mecânica. Em circuitos travados, a eficiência do carro deve diminuir".
Já o engenheiro chefe da McLaren Pat Fry considera que a atual configuração aerodinâmica ainda não foi totalmente explorada e que o novo regulamento trará ainda mais possibilidades.
"Acho que estamos em um nível muito raso de compreensão do que podemos fazer com este pacote aerodinâmico atual. Muita gente se preocupou em adaptar o difusor duplo nos carros do que desenvolver o carro para eles. Estou certo de que existem variações que devem levar um ano ou dois para se estabelecerem".

- As postagens sobre a Indy estão vindo como pediu meu amigo Alfredo, aguardem, estamos juntando material para podermos explicar com mais clareza, mas já adianto que as diferenças na aerodinâmica da Indy para a F1 está estreitamente ligada a configuração dos circuitos em quais ambas correm.

- Nós estivemos pensando esta semana e chegamos a conclusão que só falar sobre o assunto aerodinâmica de monopostos não vai ser suficiente para os nossos objetivos com este trabalho, ficaria muito teórico, é preciso adquirir conhecimento prático, então resolvemos de acordo com o que estamos estudando para apresentar para vocês aqui, projetar um Kart, a medida que formos amadurecendo esse idéia e conseguindo colocá-la em prática vamos postando o resultado de nossas pesquisas e o passo-a-passo.

Beleza então, até a semana que vem que essa estória de "fazer seu próprio monoposto" me deu uma idéia legal de post.

Um comentário:

▲Pedro Paulo Bortoluzzo▲ disse...

gente..adorei...ei..me segue....
bj..

Postar um comentário

Espaço para você comentar.