domingo, 27 de setembro de 2009

Carros voadores


O estudo da aerodinâmica deu ao homem o poder de vencer a força da gravidade e colocar em vôo máquinas muito mais densas que o ar. O ar é o fluído que realizará a sustentação, este sofre alterações em grandezas como a densidade, temperatura e pressão. É exatamente estas alterações que são utilizadas para alçar uma aeronave.



                         

Quando um avião se desloca pelo ar, ocorre um fenômeno na sua asa que irá produzir uma força para cima, sentido inverso ao peso. Entenda este fenômeno:

O perfil da asa tem comprimentos diferentes na parte superior (extradorso) e na parte inferior (intradorso), possibilitando que duas partículas de ar percorram tais comprimentos ao mesmo tempo, conseqüentemente tendo velocidades diferentes.
A física explica que o aumento da velocidade de um fluído pelas paredes de um tubo, provoca um aumento da pressão dinâmica (ar em movimento) e uma diminuição da pressão estática (ar em repouso), originando uma força. Então, tal diferença de pressões estáticas será a responsável por criar uma força perpendicular a superfície da asa, chamada de RESULTANTE AERODINÂMICA, agindo no chamado centro de pressão, tendo como sua componente vertical, a força de SUSTENTAÇÃO.


                       



Resumindo, como a quantidade de partículas sobre a asa é a mesma acima ou abaixo, a pressão embaixo é maior, esta diferença gera a força de sustentação do vôo.
Agora, voltando ao objetivo do nosso post, que relação tem isto aos carros? O uso de aerofólios, dispositivo de funcionamento inversos as asas, ao invés de realizarem força para suspender, a força gerada é para dar estabilidade do auto, aumentar a força de contato com a pista.

                             

                                        



O vídeo a seguir mostra um carro em alta velocidade, que assim, devido a esta força aerodinâmica, realiza o que você verá.





Surpreso? Observe como o ar parece entrar por debaixo do carro e suspendê-lo, o aerofólio não foi suficiente para segurar o carro no chão, repare que o carro funcionou como uma asa, vamos analisar o formato do carro e o de uma asa.


                            



Semelhantes não?
Agora, por que os carros comerciais não tem aerofólio? É que eles não alcançam velocidade suficiente para gerar uma diferença de pressão que o retire da pista, para conseguir esta velocidade de movimentação do ar é que são usadas turbinas em aviões de grande porte.
Em carros comuns, os aerofólios existentes são apenas de efeito decorativo. Bom,tem gente que acha bonito... Aparência sem funcionalidade não é comigo.
Fazendo jus ao título, seguem abaixo fotos de um protótipo de carro voador, ainda não há projeto comercial concluído, mas pela quantidade de pesquisas na área em todo o mundo, estima-se que em pouco tempo teremos uma máquina do tipo.







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