segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Contra o vento

        Utilizamos a aerodinâmica para obter contato com o solo, mas devemos lembrar que o objetivo principal nas corridas é correr com a maior velocidade possível.

        Embora as vezes parecemos ignorar isto, mas nos vivemos em meio a um fluido, o ar. Como se torna evidente, a água dificulta a movimentação de corpos dentro do mar, o mesmo ocorre devido  o ar, claro que em proporções muito menores, devido este ser menos denso que a água.

         O que fazer então para vencer a força do vento e cortar o ar, o princípio disto vem do modelamento, o desenho do corpo que se movimenta.

         Imaginemos corpos caindo da atmosfera, a física nos diz que estando sob a mesma aceleração da gravidade, os corpos cairam na mesma velocidade.

          Então, o que faz com que uma folha de papel amassada caia mais rápido que uma folha de papel aberta (lisa)? Justamente pelo fato do modelamento a folha lisa (aberta) tem uma área maior em contato com o ar, dificultando ainda mais a deslocação deste para cima da folha, criar uma maior força de atrito (força contrária ao vetor aceleração). Quando temos a folha amassada, além da menor área, diminuindo a quantidade de ar que deve ser deslocada, temos também um modelamento que facilita este deslocamento.



         A física nos diz que não importa o peso de um corpo, todos teram a mesma velocidade ao cair sendo atraídos pela mesma aceleração da gravidade. então, o fator preponderante na diferença de velocidades em quedas livres é o atrito com o ar.

        Assim, nos carros utilizamos formas que procuram dificultar o mínimo possível a passagem do ar da parte frontal a parte traseira do carro. Assim, chegamos ao modelamento de carros sempre pensando neste princípio.




        Para testar e calcular os resultados obtidos, usamos uma máquina conhecida como túnel do vento, a partir de um gás colorido em alta velocidade, passando pelo corpo ao qual testamos a aerodinâmica, podemos estudar como se dá a movimentação do ar, analisando a sua maior ou menor dificuldade.

        Observe no vídeo a seguir, a utlização do túnel de vento em um modelo de carro, percebe as linhas formadas pelo ao e o contorno do carro sendo desenhado pelo fluído.

                                

          Por isto que, nas corridas de motos, os pilotos sempre se posicionam o mais próximo a moto possível, evitando que o seu próprio corpo seja fonte de atrito com o ar.




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